A Rocket Por Dentro: Entrevista com Alexandre Olivieri

Com o objetivo de nos aproximarmos cada vez mais de você, leitor interessado no nosso trabalho, nós da UFABC Rocket Design lançamos uma série de entrevistas com quatro perguntas, que tem como meta tornar o que nós fazemos mais familiar a todos que tem interesse sobre o assunto.
A primeira entrevista é com Alexandre Olivieri, do Departamento de Estruturas e Aerodinâmica.


 

Quais são as especificidades da sua função, ou seja, como você descreveria o trabalho no seu departamento?

Membro do Departamento de Estruturas e Aerodinâmica. Auxilio no projeto e avaliação das estruturas dos projetos ativos escolhendo materiais e montagens adequadas para acomodarem os subsistemas dos foguetes e sua carga paga de forma a garantir o sucesso da missão e a segurança dos operadores, espectadores e do meio ambiente. Além dessas funções, auxilio na avaliação econômica do foguete, na viabilidade de construção e montagem das fixações, estruturas internas, fuselagem e superfícies aerodinâmicas.

O que te fez escolher esse departamento na UFABC Rocket Design?

A proximidade da área de atuação com a minha graduação: Engenharia de Materiais.

Por que você escolheu trabalhar na Rocket?

É um sonho de infância! Sempre fui fascinado por foguetes, espaçonaves e a exploração do Universo no geral. Quando descobri que astronautas não usam óculos, comecei a estudar bastante para fazer parte desse setor tão incrível.

Qual conselho você daria para alguém que quer participar da nossa equipe, o que é necessário para estar aqui?

São necessárias duas características pra trabalhar aqui no meu departamento, por exemplo: muita paixão por foguetes e garra para aprender, aplicar e aprender de novo. Se eu fosse contar pro meu Eu do passado que entrei numa equipe de foguetes não sabendo nada e contasse o que aprendi a fazer em equipe, não acreditaria!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *