III Festival de Minifoguetes de Curitiba: 1º dia!

Saudações, fogueteiros!

É com muito prazer que registro aqui o primeiro dia do III Festival de Minifoguetes de Curitiba. Antes, porém, eis uma breve explicação do que é esse festival e de qual é a participação da UFABC Rocket Design nele.

O Festival de Minifoguetes é um evento realizado anualmente pelo grupo de foguetes Carl Sagan da Universidade Federal do Paraná com apoio da Universidade Positivo e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Nele, são lançados foguetes de classe A (impulso entre 1,26 e 2,5 N.s) a E (20 a 40 N.s), divididos em categorias de apogeu máximo e apogeu fixo.

Para esta edição, nossa equipe desenvolveu dois foguetes de classe E, denominados Eirapuã II A e B, que participarão, respectivamente, das categorias de apogeu máximo e apogeu fixo de 400 m. Em breve, todas as informações técnicas de ambos os projetos serão colocadas na seção de projetos do nosso website.

Agora sim, comecemos o resumo dos dias: sete dos membros da nossa equipe – Alexandre Goulart, Beatriz Morata, Érica Motta, Gabriel Yamato, Matheus Boccaletti, Rebecca Travaglia e Victor Faria – chegaram ontem na UFPR por volta das 19h. Nós nos acomodamos em uma sala de aula – de onde escrevo este post – junto com três alunos da UnB. Depois de nos alocarmos, dedicamos algumas horas para verificar detalhes e ajustes finais do projeto antes de um merecido descanso.

Hoje pela manhã, estava marcada uma recepção das equipes às 7h30, que infelizmente acabou não acontecendo já que algumas equipes ainda não haviam chegado. De toda forma, depois de um belo banho, alguns de nós se dirigiram ao local de lançamento dos primeiros foguetes de classe A e B, dentro do próprio campus. Por ali permanecemos das 8h30 às 11h15, quando decidimos parar de acompanhar para podermos almoçar, visto que não tínhamos tomado café da manhã.

Depois do almoço e de uma ida ao mercado, fomos ao auditório principal do campus para acompanhar algumas apresentações e palestras. Inicialmente, a equipe Greaves, da Universidade Positivo, apresentou seu histórico e comentou seus projetos. Em seguida, foi a nossa vez de apresentar também um breve histórico e o Eirapuã II, passando pelos dados gerais e por cada um de seus subsistemas.

A apresentação seguinte, no mesmo modelo, foi feita pelo Grupo de Foguetes do Rio de Janeiro, da UERJ. Encerradas as apresentações das equipes, a Prof. Dra. Ana C. Avelar apresentou a palestra “Ensaios de foguetes em túnel de vento” e, logo a seguir, a organização nos reservou uma agradável surpresa e nos serviu um coffee-break. Por fim, assistimos à palestra “Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e Mostra Brasileira de Foguetes”, ministrada pelo Prof. Dr. João B. G. Canalle.

Já eram quase 18h quando todas as apresentações terminaram e pudemos voltar ao quarto, onde encontramos três membros que chegaram hoje: Marcio Ribeiro, Saulo Rosa e Tiago Bitencourt. Agora com o time completo, pudemos completar todos os ajustes finais antes do lançamento.

A noite, porém, não terminou antes de outra surpresa agradável. Graças aos nossos patrocinadores da Margarida Moda, todo mundo comeu um lanche do Burger King e tomou algum refrigerante. E assim encerramos o primeiro dia da competição: cansados, porém satisfeitos e cheios de expectativa pelos lançamentos de amanhã.

Cheios de expectativa para ver nossos Eirapuãs nos encherem de orgulho, como da última vez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *